quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Provas e Gabaritos UFAL 2008


Provas e Gabaritos UFAL 2008






A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) é uma instituição de ensino superior do governo federal brasileiro localizada no estado de Alagoas e dispõe de 45 cursos de graduação nas diversas áreas do conhecimento, em suas 21 unidades acadêmicas, além dos 16 cursos do Campus Arapiraca e seus Pólos (Palmeira dos Índios, Penedo e Viçosa).
Uma outra atividade de relevada importância para a sociedade é o curso de graduação de Pedagogia a distância, com abrangência em seis pólos que vêm atendendo diretamente 26 municípios alagoanos, capacitando professores do ensino fundamental, conforme exigência da Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Foi a primeira instituição de ensino superior no Nordeste credenciada pelo Ministério de Educação (MEC), para oferecer um curso dessa modalidade, concretizando-se assim, como uma perspectiva renovadora e comprometida com a transformação da realidade.
Em 2006, a Ufal aderiu ao Programa de Universidade Aberta do Brasil oferecendo o curso de Administração na modalidade a distância e em 2007 passaram a ser ofertados mais três cursos: Sistema de Informação, licenciatura em Física e Pedagogia. Na pós-graduação a Ufal oferece 18 cursos de mestrado e três de doutorado, além das 28 especializações.
Uma outra ação em pleno funcionamento, destinada ao segmento estudantil, é Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/CNPq) e o Programa de Ensino e Treinamento (PET), que objetivam estimular o aluno para a pesquisa científica e para a carreira acadêmica. Para consecução dos objetivos gerais da instituição, as ações prioritárias relacionadas ao ensino de Graduação, são: aprimorar o processo de Ensino de Graduação na Ufal; expandir a oferta de vagas e dar condições de permanência dos discentes, sem o comprometimento da qualidade de graduação; aperfeiçoar o sistema de ingresso e retenção de alunos, ampliando a integração com a rede pública de ensino médio; implantar uma política de educação para os portadores de necessidades especiais; aprimorar e ampliar o processo de ensino de graduação à distância na Ufal e disseminar a prática de multimídia, teleconferência e interação didática. Para o Ensino de Pós-Graduação: buscar mecanismos de apoio aos programas de pós-graduação stricto sensu, objetivando melhoria nos conceitos atribuídos pela Capes; estimular a criação de novos cursos de pós-graduação stricto sensu e fomentar a criação e a ampliação de programas de pós-graduação lato sensu.





Provas // Gabaritos UFAL 2008

Provas
Provas
Provas
Gabaritos
Prova Comentada – PSS 1
Prova Comentada – PSS 2
Prova Comentada – PSS 3
Redação

Provas // Gabaritos UFAL 2009

Provas
Provas
Provas
Gabaritos
1º ano
2º ano
3º ano

Provas // Gabaritos UFAL 2010

Provas
Provas
Provas
Gabaritos
1º ano
2º ano
3º ano
pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário